sábado, 2 de abril de 2011

Ballet: O início de um grande desafio!


Há algum tempo tive a oportunidade de fazer a minha primeira aula de ballet, embora esta, não tenha sido baseada em nenhum método do ballet e sim como uma aula livre que ensina os fundamentos básicos do mesmo. Nesse período, eu já estava fazendo ginástica rítmica, onde nos treinos eu tinha 1 hora de aula de ballet, na verdade, 1hora de fundamentos básicos do ballet, pois toda atleta de GR precisa ganhar uma bela postura para apresentar suas séries, e o ballet certamente ajudava muito! Foi a parti dai que meu interesse foi crescendo pelo mesmo e se tornando a cada dia um grande desafio para mim.

Com o passar do tempo fui percebendo o quanto eu era apaixonada pela dança, em especial o ballet (rsrs), e o quanto eu desejava aprender mais e mais sobre ele. A única coisa que não gosto muito nessa história, é que infelizmente ou felizmente só descobri isso entre os meus 16 e 17 anos(pois gostaria de ter começado a fazer ballet desde de cedo e ter permanecido até hoje)... E foi a parti dai que minha vida começou uma nova fase de mudanças...

Depois que passei em média de uns 7 a 8 meses iniciando meus primeiros passos no ballet, precisei parar e escolher entre treinar GR e fazer ballet, e como nesse período eu estava muito envolvida no GR, pois também tinha começado a pouco tempo a fazer o mesmo, não quis abandonar logo assim, até porque eu pensava, "se estou fazendo GR e lá eu tenho como aprender os fundamentos do ballet, antes escolher o GR e me dedicar a este"... Só que pensar assim não me favoreceu muito... Pois no GR o ballet era tão básico que na verdade nem parecia ballet, e sim um aquecimento na barra e no centro(rsrsrs) xD.

Depois dai, fui treinando cada vez mais e ganhando um bom preparo físico, o que me ajudou e tem me ajudado até hoje na dança... E após uns 4 a 5 anos, resolvi parar um pouco de treinar GR para voltar a me dedicar a dança, e claro, fazer ballet!! Dai, foi quando comecei a ensinar GR em uma escola de dança e lá, tive a oportunidade de fazer aulas de dança nos horários opostos da aula que dava de GR, e então finalmente pude retornar a fazer minhas aulas de ballet! E mesmo sendo um estilo de aula livre, eu estava amando as aulas, pois só em saber que estava fazendo novamente o que tanto gosto, isso já me trazia muita alegria!

Mas nada é pra sempre um "mar de rosas" (rsrs), e depois de um ano e alguns meses eu parei novamente(afff.. ahuahauha!)Pois nesse tempo eu estava(e ainda estou) cursando o nível superior em Educação Física e precisava estagiar em outras áreas até mesmo para eu ganhar experiencia... Por conta disso, precisei abandonar minhas alunas de GR e consequentemente as aulas de dança para começar um estágio(que por sinal não gostei) numa academia de musculação. Foram dias sofridos... Pois além de não ter gostado de estagiar com musculação, só ficava me lembrando das minhas aulas... Mas graças a Deus minha situação não permaneceu assim por muito tempo, e depois de 3 meses e algumas semanas, eu conseguir sair dessa academia e pude voltar para a escola onde ensinava GR e fazia aulas de dança.

Dai fiquei o restante do ano nessa escola, fazendo algumas aulas livres de dança e no ano seguinte (já agora em 2011), Deus me permitiu começar um curso profissionalizante em dança a nível técnico, na Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), onde estou tendo a oportunidade de aperfeiçoar e conhecer um pouco mais sobre quase todos os estilos de dança, e claro, o ballet também (novamenteeee ballet!! Ebaaaa!! rsrs!).
Claro que tive que abrir mão de algumas coisas para que isso acontecesse, por exemplo, minha faculdade, que tive que transferir para a noite já que meu curso na FUNCEB era todos os dias pela manhã e eu fazia faculdade pela manhã pois só tinha manhã e noite e esse curso na FUNCEB só tinha pela manhã (não gostei muito, pois preferia não ter que estudar a noite, mas foi preciso isso acontecer)...

Hoje, continuo tendo o ballet como um desafio para mim, pois por conta de todas essas pausas no ballet, fiquei um pouco afetada e tendo que correr muito atrás para conseguir alcançar o meu objetivo de um dia me formar no ballet(pela royal! ^__^ Não que eu não goste dos outros métodos, acho lindo todos! Mas de fato o royal é o que mais desejo aprender). Sei e tenho consciência disso que conseguir me formar pela royal não vai ser nada fácil, até pq na FUNCEB o ballet não tem um método determinado, uma hora é cubano outra hora é o royal, entre outros, creio que seja assim para vivenciarmos um pouco de cada. Mas continuarei em busca desse sonho... Pois creio que se Deus me permitiu chegar até aqui, foi porque de fato Ele quer cumpri o propósito dEle na minha vida me usando através da arte!

Como declaro neste mesmo blog, "Meu chamado não é dançar, esse é meu talento, meu chamado é CLAMAR!" Pois a muito tempo atrás eu me perguntava e buscava de Deus o que eu poderia fazer para servi-lO, e hoje, sem sombra de dúvidas, já sei a resposta, e por saber, é que tenho a cada momento buscando aperfeiçoar minhas habilidades não somente no ballet, como também em outras artes e em muitos outros estilos de dança, bem como o contemporâneo e o moderno que tanto gosto! Deus tem me dado a oportunidade de aprender tantos estilos... Por isso agora só tenho a agradecê-lO e render a Ele a minha adoração, sabendo que esses talentos vem Dele e são pra Ele! E claro, multiplicados, pois de nada vale talentos enterrados...

Gostaria muito, ainda esse ano, de entrar para uma academia de ballet e poder me formar pela 'royal academy of dance'(também conhecido como 'método inglês'). Confesso que hoje minha maior dificuldade para que isso aconteça seja por conta do absurdo de caro que o ballet tem sido a cada dia(ballet é caroooooo!! ahauhaua!!) Mas isso quem sabe ainda não aconteça?  Tudo só depende da permissão de Deus! Tenho vivido tempos de milagres, onde Deus tem se mostrado bondoso e misericordioso para comigo, e também tempos de dependência em Deus, onde muitas vezes me encontro sem nada e Deus me faz encontrar TUDO que preciso (e as vezes até mais!)... De fato tenho contemplado o Seu poder! :)
Mas creio que tudo é no seu tempo, assim como todas essas coisas me aconteceram no momento certo, creio que esse dia chegará! =D

Obrigada por quem sempre lêem minhas histórias, meus testemunhos.. enfim.. obrigada por estarem participando junto comigo, direta ou indiretamente das minhas experiências! =)
Que DEUS possa abençoar cada um de vocês! E espero de coração que pessoas que lêem meus testemunhos, possam ser edificados e quem sabe até motivados para alguma coisa! =D

Um grande abraço!

Marcelle Alves =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário